Desvendando os Astros

Autotransformação e despertar espiritual

guiados pelo autoconhecimento

  • Facebook Desvendando Astros
  • Instagram Desvendando Astros
  • YouTube Desvendando Astros

e fique por dentro de todas as nossas novidades e promoções! 

Cadastre seu e-mail

Trânsito de Saturno pelas casas do Mapa Astral: entenda como ele pode influenciar sua vida

December 18, 2017

 

Olá, seres de luz! Vocês pediram e nós estamos aqui atendendo vocês com um post especial sobre a influência do trânsito de Saturno pelas casas do mapa astral.  Neste fim de ano Saturno deixa o signo de Sagitário por onde transitou por aproximadamente dois anos e meio e retorna à sua casa em Capricórnio, signo de seu domicílio.

 

Nós temos um post e um vídeo especial sobre a previsão astrológica para 2018 onde falamos mais afundo sobre a influência que sofremos com o trânsito de Saturno por Sagitário e o que esperar de sua influência em Capricórnio. Então se você quer entender mais sobre a energia de 2018 e sobre esses movimentos, leia este post e assista este vídeo, pois neste artigo, vamos focar mais na influência do trânsito de Saturno pelas casas astrológicas do mapa astral. Vamos lá?!

 

De forma geral, Saturno favorece o trabalho e a nossa visão prática e objetiva para lidarmos com os assuntos da casa por onde ele transita, se configurando em uma oportunidade para vencer limitações, reorganizar nosso modo de pensar e solidificar as estruturas dos assuntos daquela área. É preciso lembrar que Saturno trabalha com os princípios de seriedade e paciência, então não adianta querer esperar resultados de um dia para o outro. Assim, sob a influência de Saturno, nosso esforço deve ser contínuo e constante.

 

Os trânsitos de Saturno tendem a ser bastante significativos em nossas vidas, marcando períodos de aprendizado e amadurecimento. Quando Saturno transita por uma determinada casa do nosso mapa astral, ele tende a nos revelar as limitações do nosso ego, assim como o valor do trabalho e esforço necessário para consolidarmos ou estruturarmos as áreas da vida associadas aos assuntos da casa astrológica onde ele se encontra no nosso mapa astral. 

 

Podemos entender a ação de Saturno como um empurrão para executarmos o trabalho que deve ser realizado para nos desenvolvermos e amadurecermos em um nível profundo. Saturno nos faz estar presentes no aqui e no agora, nos levando a enfrentar nossos medos, e desenvolver uma perspectiva de vida mais segura e realista. Normalmente, ganhamos mais confiança em relação aos assuntos da casa onde ocorre seu trânsito, de modo que acabamos nos tornando mais conscientes de nossas capacidades naquele setor.

 

A lógica para identificar o setor da sua vida que está sofrendo a influência do trânsito de um planeta em específico é sempre essa:

  1. Ver qual é o signo em que o planeta estiver transitando;

  2.  Ver qual a casa astrológica do seu mapa astral onde você tem esse signo para identificar qual é a área da sua vida que estará sofrendo esta influência.

 

Como Saturno vai ingressar em Capricórnio, você deve verificar em que casa do seu mapa astral que você tem esse signo. É muito importante que você entenda como fazer essa assimilação. Caso você tenha dúvidas, este post pode ajudar a entender um pouco melhor a dinâmica do mapa astral e das casas astrológicas. 

 

Contudo, para compreender mais profundamente esta influência, ressalto que é preciso fazer o seu Mapa de Trânsitos para entender as conexões que Saturno irá estabelecer com os demais pontos e planetas do seu Mapa Astral. Nós oferecemos um atendimento especial que inclui a leitura do Mapa Astral, Revolução Solar (mapa do aniversário) e Mapa de Trânsitos no mesmo atendimento. Clique aqui para saber mais.

 

É importante lembrar que esse post não traz a interpretação para o posicionamento de Saturno pelas casas do Mapa Astral e sim a sua influência em trânsito por essas casas. Se você quer entender melhor o significado da posição de Saturno no seu Mapa Astral de nascimento, assista este vídeo.

 

Então vamos lá? Abaixo segue a descrição da influência do trânsito de Saturno pelas 12 casas astrológicas do Mapa Astral.

CASA I ou ASCENDENTE

 

Ao transitar por esta casa, Saturno pode nos fazer sentir a necessidade de expressar de forma mais confiante nossa independência e individualidade, assumindo maior responsabilidade por nós mesmos e pelas nossas ações. Temos a chance de desenvolver maior consciência das nossas limitações, bem como do trabalho a ser feito para o nosso próximo desenvolvimento no futuro. Podemos ser impelidos a refletir sobre quem somos, sendo possível aprender mais sobre nossas próprias capacidades. Quando Saturno inicia seu trânsito por esta casa, normalmente sentimos a necessidade de nos tornarmos alguém diferente enquanto trabalhamos em prol do nosso autodesenvolvimento, passando por um processo de abandono de uma velha personalidade para o nascimento de uma nova estrutura para dar suporte a uma nova fase de vida ou ciclo.  

 

Em outras palavras, este trânsito pode representar uma fase chave em nossas vidas, onde podemos definir e construir o tipo de pessoa que queremos ser. Podemos também nos sentir cobrados, cansados e cheios de responsabilidades, como se estivéssemos carregando mais peso em nossas costas do que conseguimos suportar. É comum sentir uma queda na vitalidade, como falta de energia e até mesmo problemas digestivos, de pele, enfraquecimento de dentes, ossos, cabelo e unhas. No entanto, este trânsito nos traz uma grande oportunidade para a construção de um novo corpo e uma nova personalidade. Com trabalho, perseverança e dedicação é possível melhorar os hábitos de dieta e saúde que podem nos levar a ter uma vida mais saudável. Por fim, podemos nos interessar por objetivos de longo prazo que poderão se transformar em uma nova vocação ou estilo de vida.

 

CASA II

 

O trânsito de Saturno por esta casa pode trazer à tona a necessidade de estruturarmos nossa vida financeira. Somos convidados a lidar com essas questões de uma maneira prática e objetiva, de modo a encontrarmos maneiras de valorizar nosso trabalho e aumentar nossos ganhos financeiros para garantir nossa segurança e estabilidade no mundo material. Talvez tenhamos que aprender algumas lições nesta área de vida, como ser mais responsáveis e ter mais controle dos nossos gastos e aprender a organizar melhor o nosso dinheiro para satisfazer nossas necessidades materiais.

 

Resultados e lucros financeiros podem demorar um pouco além da normalidade durante este trânsito, mas se soubermos construir uma boa estrutura financeira a partir do nosso trabalho, esforço e dedicação, podemos edificar algo que venha a nos servir durante muitos anos. Este pode ser um período caracterizado por uma fase lenta, porém segura e produtiva para a acumulação de recursos dos mais variados tipos para garantir a base de nossa segurança material.

 

CASA III

 

Ao transitar por este setor, Saturno pode aflorar preocupações ou inseguranças acerca de nossas próprias opiniões e profundidade de conhecimento. Este período pode ser aproveitado para nos concentrarmos em novas ideias, aprendizados e conhecimentos que nos permitam expressar nossa inteligência. Favorece profundas reflexões e investigações. Podemos sentir a necessidade de reestruturar nossa forma de expressão (principalmente através da escrita), sendo possível desenvolver uma maneira mais prática e séria de se comunicar, configurando-se na expressão de nossas ideias com maior rigor e embasamento.

 

Pode haver a necessidade de construir uma base sólida para a sustentação de nossas ideias e opiniões. O período pode ser marcado por viagens (especialmente a trabalho) e pela possibilidade de estruturar nossos relacionamentos com pessoas do nosso convívio diário (parentes próximos, irmãos, vizinhos, conhecidos etc.), estabelecendo limites para estas relações. Este pode ser um período de cobrança, mas também de bastante produtividade para aqueles que exercem algum trabalho que demandem habilidades comunicativas como a fala e a escrita.

 

CASA IV

 

O trânsito de Saturno por esta casa normalmente marca um período em que damos maior atenção para as nossas relações familiares e o nosso ambiente doméstico, havendo uma atenção maior da nossa parte para com nossas origens, segurança emocional e instinto de sobrevivência. Pode haver um desejo de reformar a própria casa para que a mesma se adeque aos nossos objetivos pessoais do momento e em alguns casos, a pessoa pode até sentir a necessidade de mudar de residência. Este período pode ser marcado também pela necessidade de assumir responsabilidades em relação à própria família.

 

Preocupações com a saúde e situação financeira de parentes próximos (especialmente os pais) podem ser constantes e demandar atenção e tempo da nossa parte. Por esta casa estar no eixo de oposição da casa X (carreira, ambição e imagem social), durante este trânsito de Saturno podemos estabelecer os alicerces de ambições de longo prazo e a determinar as ações necessárias para o alcance de objetivos profissionais. Assim, este período pode se traduzir em mudanças na profissão ou reestruturação do ambiente de trabalho. Muitas pessoas sentem, inclusive, a necessidade de trabalharem de casa durante este período (como home office).

 

CASA V

 

Esse trânsito tende a nos tornar demasiadamente sérios em todas as dimensões da vida e por isso podemos sentir um bloqueio criativo nesta fase. É preciso ter cuidado com o excesso de trabalho, uma vez que fica difícil encontrarmos tempo para nos divertir. Contudo, esta fase pode ser vista como um período a favor da solidificação da nossa autoconfiança e formas de expressão da nossa criatividade, se compreendermos que a arte de criar é na verdade fruto de um processo de dedicação e trabalho duro. Neste período podemos sentir dificuldade em aproveitar os prazeres e diversões da vida, porque estamos na maioria do tempo ocupando nossa mente com pensamentos sérios. Esse trânsito pode ser visto como um convite para lidarmos com medos e inseguranças pessoais que nos levaram a bloquear nossa força e fonte de criatividade, o que pode acabar refletindo até mesmo na nossa capacidade de dar e receber amor.

 

Com a passagem de Saturno por esta casa, temos a oportunidade de aprender a buscar o amor e a criatividade dentro de nós mesmos ao invés de ir atrás disso ao nosso redor. Aprendemos uma verdadeira lição em relação ao desenvolvimento de amor próprio e senso de autoestima. Aprendida esta lição, esta fase pode ser compreendida pela expressão de amor de uma maneira mais fraternal, responsável e protetora, afetando especialmente nosso relacionamento com filhos ou crianças. Este período pode ser marcado, inclusive, por um amadurecimento na relação com filhos ou até mesmo um período que ocorrem importantes acontecimentos ou decisões no campo de experiência da maternidade/paternidade.

CASA VI

 

Saturno chega nesta casa para avisar que chegou a hora de rever nossos hábitos de saúde, nossa rotina e a nossa relação com o trabalho. De alguma maneira acabamos sendo impulsionados por pressões internas ou externas a sermos mais organizados e disciplinados no trabalho, na saúde e em outras áreas práticas da vida. Mudanças de rotina e no trabalho são muito comuns durante o período.  Os problemas de saúde que costumam surgir durante este período estão, na maioria das vezes, relacionados a hábitos pouco saudáveis que adotamos ao longo da vida, e nesta fase somos muitas vezes obrigados a lidar com as consequências desse comportamento. Problemas de saúde mal cuidados, ou ignorados, acabam exigindo maior atenção e, se não cuidarmos, eles podem até se tornarem crônicos nesta fase.

 

Durante este trânsito é válido fazermos exames de rotina, rever nossos hábitos alimentares e de saúde e incorporar a prática de exercícios físicos como parte de uma rotina saudável integrada. Nesse período, também somos convidados a amadurecer nossa relação com o trabalho e nossas tarefas diárias, sendo necessário organizar melhor nossa rotina e nos tornarmos mais produtivos e eficientes.

 

Se você anda empurrando o trabalho com a barriga, e apenas fazendo as coisas por fazer só para se ver livre das obrigações, talvez Saturno te coloque em uma posição em que você repense suas atitudes (isso inclui perdas ou mudanças de emprego) perante suas responsabilidades, para que você possa reconhecer que existe um motivo pelo qual você está desempenhando o seu trabalho e que ele merece sua atenção e disciplina para ser cumprido da melhor forma possível.   

 

CASA VII

 

A proposta do trânsito de Saturno por esta casa é promover reformas na forma de se relacionar com o outro, especialmente nas parcerias e nos relacionamentos. Podemos ver aflorar a necessidade de assumirmos maior responsabilidade na manutenção das nossas relações. Neste período, podemos perceber com maior objetividade a qualidade dos nossos relacionamentos. Se a relação não anda saudável, somos impelidos a passar por um processo de reconstrução nas bases do relacionamento ou parceria. Algumas pessoas podem sentir a necessidade de se distanciarem um pouco de seus parceiros (isso pode se dar de forma física ou emocional) por um tempo, para adquirirem uma perspectiva mais clara da relação e da forma como gostaria de participar da mesma. Passamos por um momento de avaliação se nosso relacionamento com o outro é suficientemente saudável e flexível para que possamos ter total liberdade para expressarmos nossa identidade dentro da relação e na sociedade.

 

Particularmente, eu vejo este trânsito como uma oportunidade de amadurecimento e fortalecimento de qualquer relação. Neste período estamos compreendendo que o relacionamento é uma via de mão dupla, sendo preciso estar presente na relação em totalidade e não de maneira superficial. É importante reconhecer que para sustentar a uma relação/parceria é necessário a coexistência de comprometimento e responsabilidade de ambas as partes envolvidas. É por isso que ao passar por este trânsito, muitas pessoas podem conduzir processos de divórcios e separação, porque elas percebem que não estão prontas para fazer esse comprometimento de totalidade em suas relações/parcerias. Em outros casos, muitas uniões e casamentos também acontecem durante a ocorrência deste trânsito entre pessoas maduras e confiantes o suficiente para assumir em totalidade um compromisso mais sério, com maior entrega e dedicação de amor ao parceiro.

 

CASA VIII

 

Enquanto passa por esta casa, Saturno deixa claro a necessidade que temos de disciplinar certos desejos e de estruturar nossos elos emocionais, de modo que somos empurrados a enfrentar determinadas situações por pressão/frustração ou entendendo em maior profundidade nossos desejos e a maneira como usamos diferentes tipos de poder como emocional, sexual, financeiro, oculto e espiritual. Aqueles que se recusam em lidar com esses assuntos de uma maneira mais profunda podem achar que o período não passa de uma fase de sofrimento. Contudo, a verdade nua e crua é que durante este trânsito estamos passando por um ciclo em que não é mais possível tentar ignorar as nossas sombras e, portanto, o melhor a se fazer é aceitá-las e lidar com elas de uma maneira consciente e responsável para que o trabalho de autocura possa ser performado.

 

Chegou a hora de encerrar velhos padrões e deixar para trás comportamentos de vida que já não nos fazem mais bem. É uma proposta de renascimento que nos permite seguir adiante com uma nova perspectiva ou estilo de vida. Acho importante ressaltar que a influência do trânsito de qualquer planeta por esta casa astrológica se dá de uma maneira muito pessoal e inconsciente e isso ocorre para que possamos entender que a força para enfrentar qualquer tipo de crise está dentro de nós mesmos. Ao invés de usar nossos poderes para manipulação e controle de quem e do que está em nossa volta, estamos aprendendo a usar essa força em prol da nossa própria cura e renascimento. É preciso entender também que para que haja renascimento, é preciso haver morte.

 

Muitas pessoas ficam amedrontadas ao lerem a respeito da oitava casa e sua associação com a morte, mas na maioria das vezes, essa associação não quer dizer a morte do indivíduo (ao menos não de forma física). Ao meu ver esta associação é melhor definida como a morte de antigos padrões autodestrutivos que tanto relutamos em eliminar. Esse trânsito é como se fosse um ultimato para nossa purificação. Simplesmente não dá para seguir adiante arrastando a carga de mágoas, apegos emocionais/materiais e sentimentos negativos do passado, e por isso perdas são necessárias (quer você queira ou não) ao longo deste processo para que essa renovação aconteça. Enquanto não compreendermos que a morte não passa de um processo natural, sendo apenas o fim de um ciclo que será marcado pelo início de outro e de que toda perda abre espaço para a manifestação de novos ganhos, continuaremos a sofrer e a travar nossa transformação e evolução pessoal.

 

Muitas pessoas sentem a necessidade de buscar tratamentos terapêuticos e iniciar práticas espirituais neste período como forma de dar suporte a este processo transformador. A investigação do próprio eu através de métodos alternativos e ciências holísticas e ocultistas tendem a ser super benéficas para contribuir para o autoconhecimento durante o período. O trânsito de Saturno por esta casa traz à superfície os resultados dos nossos esforços para viver os nossos ideais e crenças, e nos permite despertar consciência em um nível profundo e transformador.

 

CASA IX

 

Durante o trânsito de Saturno por esta casa podemos sentir a necessidade de expandir nossa consciência através de estudos (filosóficos, sociais, culturais, espirituais, etc.) que permitirão a renovação de nossas crenças e ideais de vida. É um período em que sentimos necessidade de nos aperfeiçoarmos, de buscar novos conhecimentos e horizontes, especialmente através dos nossos estudos superiores. Algumas pessoas acabam sentindo a necessidade de estudar assuntos diversos ou até mesmo de se aventurar em viagens por países estrangeiros para desenvolverem uma visão mais ampla sobre a existência humana e nossa relação com este mundo.

 

Este período pode ser bastante expressivo na vida de professores ou na vida daqueles que estão passando por uma experiência acadêmica (graduação, mestrado, doutorado, etc.) ou até mesmo estudando para algum concurso, indicando que é preciso manter os esforços nessa área para que seja possível chegar onde se quer chegar. A fase pode ser bastante produtiva no campo dos estudos se houver foco e disciplina. No entanto, aqueles que não levam seus estudos superiores com seriedade podem se sentir excessivamente cobrados e frustrados durante este trânsito.

 

CASA X

 

O trânsito de Saturno pela décima casa, ou Meio do Céu, marca um período de esforços a serem direcionados para a estruturação da nossa carreira e imagem social. Somos forçados a rever as bases da nossa vida profissional e podemos nos sentir bastante cobrados em relação à conquista dos nossos objetivos e ambições nessa esfera da vida. Podemos passar por uma fase de questionamentos acerca do que fazemos profissionalmente.

 

Se o nosso trabalho não está alinhado com o nosso propósito e com a nossa essência, durante esta fase, podemos nos sentir tão cansados, sobrecarregados e frustrados ao ponto de considerarmos abandonar uma carreira ou emprego estável e sair em busca de uma nova profissão que se adeque melhor à nossa verdadeira natureza. Aqueles que não mediram os esforços direcionados para a carreira e objetivos profissionais podem vivenciar esta fase de maneira bastante produtiva, sendo um momento de consolidação na carreira onde é possível atingir o sucesso e reconhecimento profissional tão almejado.

 

CASA XI

 

Esta casa é associada aos nossos ideais futuros, portanto ela representa nossas inclinações a respeito do que queremos fazer e de quem queremos nos tornar. Durante o seu trânsito por esta casa, Saturno pode nos trazer clareza em relação a tudo que fizemos e deixamos de fazer, bem como o que devemos fazer, especialmente no nosso entorno social. Aqui estamos descobrindo o que podemos oferecer aos outros, sendo uma fase importante para definirmos nossos objetivos pessoais em termos do papel que queremos desempenhar na sociedade enquanto seres humanos.

 

Desta forma, esta fase acaba sendo um período para assumirmos mais responsabilidades em relação à maneira com a qual nos relacionamos com os outros. Algumas amizades até podem ser postas à prova durante este período, caso elas não se adequem à nova forma de relacionamento social que está sendo estabelecida. Podemos sentir uma ânsia maior para nos aprofundarmos nas nossas relações com grupos que compartilhem dos nossos ideias, e podemos, inclusive, engajar em ações e projetos que possuam como objetivo promover transformações a nível social.

 

CASA XII

 

Este trânsito é bastante importante e é conhecido por marcar um ciclo de grande transição em nossas vidas. Assim como sua passagem pela oitava casa, aqui Saturno chega para desmoronar as bases de antigos padrões e estruturas, podendo nos deixar confusos, frustrados, desorientados e presos a determinados condicionamentos emocionais e mentais.

 

Tudo o que foi estabelecido em termos de valores, crenças, ambições e prioridades tende a se dissolver para dar origem a novos valores e atitudes perante à vida. Os valores que surgem nesta fase devem estar em profunda conexão com o nosso coração para despertarmos nossas fontes interiores de energia emocional e espiritual, levando em consideração a unicidade entre corpo, mente e espírito para nutrir a saúde da nossa alma.

 

É muito comum ficarmos mais introspectivos durante este período havendo a necessidade de termos momentos reservados para ficarmos isolados e a sós para conectarmos com nós mesmos. Se não fazemos isso de maneira consciente, circunstâncias e situações acabam se encarregando de nos levar a ter necessidade de experimentar este isolamento pessoal. Podemos usar esta fase de maneira produtiva ao buscar um sentido para a vida através de estudos místicos e espirituais, através da busca por autoconhecimento e também da expressão artística e práticas espirituais, a exemplo da meditação e do yoga.

 

O exercício da caridade e empatia pelos outros também pode nos ajudar a encontrar sentimento de pertença e bem-estar. Problemas de saúde podem surgir e em sua maioria eles possuem raízes inconscientes e emocionais, sendo aconselhável a busca por terapias alternativas para tratar destas questões de forma holística e profunda. Esta é uma fase onde o velho se dissolve para dar espaço a um novo estilo e orientação de vida alinhada a uma propósito maior de unicidade para promover nossa paz de espírito.

Esperamos que este post possa ajudar vocês a compreenderem melhor a influência do trânsito de Saturno pelas casas do Mapa Astral e que vocês possam fazer uso desse conhecimento de maneira positiva no processo de evolução e desenvolvimento pessoal de vocês.

 

Conta para a gente através dos comentários qual a casa astrológica do seu mapa astral que irá sofrer a influência do trânsito de Saturno pelo signo de Capricórnio. Você está preparado para este trânsito?

 

Ah e se você ainda não nos segue nas redes sociais, corre e começa a acompanhar a gente por lá. Sempre postamos previsões astrológicas, dicas de autoconhecimento e conteúdo inspiracional através do nosso Instagram, Facebook e canal do YouTube.

 

Aguardamos você lá!

 

Até o próximo post!

 

Namastê,

 

Marcos

 

---

Referências:

ARROYO, Stephen. Astrologia, Karma e Transformação. Portugal: Europa-América, 1978.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Rituais de Fim de Ano: aprenda a utilizar o poder dos chakras e cristais

December 26, 2018