Desvendando os Astros

Autotransformação e despertar espiritual

guiados pelo autoconhecimento

  • Facebook Desvendando Astros
  • Instagram Desvendando Astros
  • YouTube Desvendando Astros

e fique por dentro de todas as nossas novidades e promoções! 

Cadastre seu e-mail

Nodos Lunares no Mapa Astral: de onde viemos e para onde estamos indo

October 18, 2017

Os Nodos Lunares são dois pontos matemáticos que aparecem no nosso Mapa Astral conhecidos como Nodo Norte (Cabeça do Dragão) e Nodo Sul (Cauda do Dragão). Para a Astrologia, seus significados têm naturezas distintas, enquanto o   Nodo Norte possui natureza benéfica e simboliza o futuro, o Nodo Sul é considerado de natureza maléfica e simboliza uma ligação com o nosso passado e formas conhecidas de viver. Os nodos são pontos que estão sempre em oposição no Mapa Astral, ou seja, se você tem o seu Nodo Norte em Áries na casa 1 você terá o seu Nodo Sul exatamente no signo e casa oposta, nesse caso, em Libra na casa 7. 

 

A casa e o signo onde está o Nodo Sul no nosso Mapa Astral pode indicar comportamentos e laços cármicos com o nosso passado, enquanto o posicionamento do Nodo Norte por casa e por signo nos revela uma experiência de vida que ainda não tivemos, ou seja, nos aponta um direcionamento para a nossa evolução espiritual.

 

Desta forma, quando nos voltamos para experiências relacionadas com o signo e a casa onde está nosso Nodo Norte temos a possiblidade de realizar coisas novas e de obter experiências de vida satisfatórias e alinhadas com nossa missão de alma. No entanto, o Nodo Norte é um caminho desconhecido. Assim, muitas vezes quando estamos diante dessas experiências ou quando encontramos obstáculos pelo caminho, temos a tendência a adotar comportamentos de fuga que vibram na energia das experiências do nosso passado apontadas pelos assuntos da casa e natureza do signo onde se encontra o nosso Nodo Sul.

 

Por isso, em um Mapa Astral, o entendimento destes pontos tende a nos dizer muito sobre quem fomos em um passado não muito distante, além de apontar o caminho ou as experiências desta vida que nos permitirá aprender algo novo de maneira que possamos evoluir espiritualmente.

 

Para saber onde estão os seus Nodos Lunares, você deverá fazer o seu Mapa Astral em um lugar confiável, seja em sites ou com um astrólogo. Caso decida fazer em algum site fique ciente de que nem todos os sites apontam ambos os Nodos, mas a maioria mostra ao menos o Nodo Norte (basta procurar pelo símbolos no início desta postagem). Localize a posição por signo e por casa do seu Nodo Norte e o seu Nodo Sul estará posicionado exatamente na casa e no signo oposto. Por exemplo: se você tem seu Nodo Norte em Leão na casa 8, então seu Nodo Sul estará em Aquário na casa 2.

 

Sempre reforçamos aqui que o Mapa Astral deve ser interpretado como um todo e não apenas vendo os posicionamentos de forma isolada. É extremamente importante também verificar os demais posicionamentos dos planetas e outros pontos, bem como os aspectos - conexão entre os planetas e pontos do mapa – pois um determinado aspecto pode mudar nosso entendimento de um ponto isolado.

 

Sabemos que conseguir pegar a essência do Mapa Astral pode não ser uma tarefa muito simples e é por isso que estamos aqui para ajudar vocês. Caso você tenha interesse em se conhecer um pouco melhor e entender as tendências de acontecimentos da sua vida, sinta-se convidado(a) a agendar uma consulta para a leitura do seu Mapa Astral com a gente. Todas as informações, bem como a disponibilidade de horários e valores para atendimentos você confere aqui.

 

Abaixo vamos resumir um pouco dos significados dos posicionamentos dos Nodos por signo e casa. Para entender melhor, junte ambas as interpretações. Por exemplo: se você tem seu Nodo Norte em Leão na casa 8 você deve ver a interpretação do Nodo Norte em Leão/Casa 5 (tendo o signo como referência) e depois a interpretação do Nodo Norte em Escorpião/Casa 8 mas dessa vez tendo como referência a casa 8.

 

NODO SUL NA CASA 1 OU EM ÁRIES / NODO NORTE NA CASA 7 OU EM LIBRA

 

O Nodo Sul mostra uma vida passada independente, livre, com autonomia e sendo autoritário e egoísta, não se predispondo a se relacionar com os outros. O Nodo Norte aponta que o caminho da evolução está em aprender arte da cooperação e do equilíbrio, evitando extremismos em sua vida. Deve aprender também a realizar sacrifícios pessoais e a entender as necessidades alheias de modo que possa integrar seus interesses e as necessidades dos outros para cultivar melhor suas relações. Enquanto não aprende a compartilhar, pode sentir que seus esforços são de alguma maneira sempre frustrados. Está aprendendo a arte da ponderação de maneira que possa ver as consequências de suas ações antes de realizá-las. A felicidade chega quando aprende a reavaliar seus desejos tendo a compreensão que estes envolvem outras pessoas.

 

NODO SUL NA CASA 2 OU EM TOURO / NODO NORTE NA CASA 8 OU EM ESCORPIÃO


O Nodo Sul mostra uma vida passada valorizando muito seus interesses, com dificuldade de desenvolver forças e resistência em fazer mudanças futuras. Tem a tendência a ir acumulando uma grande bagagem ao longo de seu caminho, se agarrando a tudo que vai encontrando. É preciso entender que quanto mais se acumula, mais se prende e deixa pesada a sua caminhada. Está aprendendo a aceitar mudanças revolucionárias dentro de si, bem como em suas condições de vida. O Nodo Norte aponta que, para sua evolução, tem de aprender a liquidar antigos padrões de comportamento, transformando-se interiormente, respeitando os valores e interesses dos outros, superando padrões e conceitos sociais passados. Tudo isso é necessário para que possa enxergar a si mesmo com clareza nos níveis mais profundos, entendendo que é necessária uma morte simbólica do que possuiu para que uma nova vida possa florescer.

 

NODO SUL NA CASA 3 OU EM GÊMEOS / NODO NORTE NA CASA 9 OU EM SAGITÁRIO


O Nodo Sul mostra uma vida passada de desenvolvimento racional, buscando informação de muitas pessoas, com pouca intuição e mente abstrata. Pode ter passado a vida perdendo-se em seus pensamentos e sentimentos, adiando decisões e dispersando-se. Muito provavelmente, este indivíduo esteve sintonizado com a superficialidade em vidas passadas, enquanto tentava ser tudo para as pessoas. Pode ter tido dificuldades em desenvolver foco, atenção e dedicação; portanto, ainda pode estar sempre mudando de ideia.  O Nodo Norte aponta que o caminho da evolução é aprender que o mundo não é só conhecimento e informação, e que cultivando uma via filosófica ou espiritual despertará em si qualidades de síntese. Falando menos e ouvindo mais. Assim, terá a capacidade de aprofundar a sua reflexão, concentrando-se mais em ideias e menos em palavras. Tem a tarefa de buscar sabedoria superior e de se sintonizar com sua própria verdade. À medida que se sintonizar com o pensamento Transcendental poderá atingir um estado de união espiritual dentro de si. O contato com viagens a locais distantes e com culturas estrangeiras pode lhe ajudar a ampliar suas perspectivas.

 

NODO SUL NA CASA 4 OU EM CÂNCER / NODO NORTE NA CASA 10 OU EM CAPRICÓRNIO


O Nodo Sul mostra uma vida passada de muito envolvimento familiar, com muita emotividade, excessiva susceptibilidade e imaturidade emocional. Este indivíduo pode ter criado uma dependência muito grande dos seus pais ou de suas famílias, tendo muita dificuldade em resolver seus próprios problemas. Pode sofrer de uma forte tendência de viver baseado no passado, sempre pensando no presente em termos do que deveria ter feito e não no que deveria fazer de agora em diante.  Não é incomum viver despejando seus problemas emocionais em cima das pessoas e ao mesmo tempo se recusando a ouvir os conselhos alheios sem deixar que suas emoções interfiram em seus julgamentos.  O Nodo Norte sugere que o caminho para evolução é aprender a se dedicar a outras esferas da vida além do envolvimento familiar, assumindo responsabilidades sozinho e conquistando sua maturidade. É preciso identificar um ideal maior do que a própria vida pessoal, sendo capaz de compreender um senso de verdadeira responsabilidade. Deve aprender também a controlar suas emoções, evitando assim reagir sempre de maneira emocional aos seus problemas.

 

NODO SUL NA CASA 5 OU EM LEÃO / NODO NORTE NA CASA 11 OU EM AQUÁRIO


O Nodo Sul mostra uma vida passada sob holofotes, sendo importante, orgulhoso, dominador e egocêntrico. Sempre houve muito desejo de ser reconhecido e amado. São pessoas que ainda sentem muito a necessidade de fazer as coisas da sua maneira, mesmo quando pedem ou recebem conselhos, adotando muitas vezes um comportamento autoritário. Podem ser muito centrados em suas próprias necessidades ou nas necessidades daqueles que estão em sua volta, se esquecendo completamente que fazem parte de uma sociedade coletiva, se tornando indiferentes às questões sociais.  O Nodo Norte aponta que o caminho da evolução é aprender a compartilhar e a ser solidário sem ter a necessidade de reconhecimento. É preciso se ver como parte de uma causa maior.  A felicidade chega quando conseguir deixar de lado suas próprias necessidades substituindo-as por uma nova atitude humanitária em relação a tudo que vê ao seu redor. Nesta vida, tem como lição esquecer o orgulho e buscar novos horizontes, sendo capaz de fazer uma grande contribuição para o progresso da civilização.

 

NODO SUL NA CASA 6 OU EM VIRGEM / NODO NORTE NA CASA 12 OU EM PEIXES


O Nodo Sul mostra uma vida passada em que responsabilidades, obrigações, trabalho, ordem e limites foram muito pesados. O Nodo Norte sugere que para evoluir, é necessário aprender a definir prioridades, deixando de julgar e criticar, ou de perder-se em detalhes insignificantes. Deve aprender a aceitar suas próprias dificuldades e as fraquezas alheias, sendo mais fiel ao que sente e não ao que pensa, e dando mais atenção às suas vontades e não às suas obrigações. Precisa aprender a mergulhar nas águas da Consciência Cósmica, fortalecendo sua fé e assim encontrando sentido e significado mesmo nas experiências mais difíceis, alcançando a consciência do conceito de unicidade com o TODO. Nesta vida, provavelmente passará por experiências que permitirão desenvolver maior compassividade.

 

NODO SUL NA CASA 7 OU EM LIBRA / NODO NORTE NA CASA 1 OU EM ÁRIES

 

O Nodo sul pode deixar em evidência uma vida passada repleta de indecisão, dependência alheia e relacionamentos insatisfatórios por medo de viver sozinho. O Nodo Norte aponta que a evolução vem junto com a expressão da própria independência e individualidade, ensinando a si mesmo a ser um indivíduo e não apenas a extensão de uma outra pessoa. É extremamente importante para quem tem esse posicionamento em seu mapa buscar o autoconhecimento para aprender a se descobrir e a se definir.

 

NODO SUL NA CASA 8 OU EM ESCORPIÃO / NODO NORTE NA CASA 2 OU EM TOURO

 

O Nodo Sul mostra uma vida passada vivida de forma intensa em que o indivíduo não soube moderar seus sentimentos e emoções. Nodo Norte aponta para esta vida uma lição sobre a diferença entre necessidades e desejos, sabendo que mesmo que não possa possuir tudo que deseja, tem tudo que precisa. O caminho da evolução se dá através do reconhecimento e do estabelecimento do seu próprio valor, desenvolvendo a autoestima e acreditando nas suas capacidades para obter a paz, a estabilidade, as posses, os recursos e a segurança que necessita.

 

NODO SUL NA CASA 9  OU EM SAGITÁRIO / NODO NORTE NA CASA 3 OU EM GÊMEOS  

 

O Nodo Sul mostra uma vida passada com muita necessidade de liberdade, interesse por questões filosóficas, conhecimento, estudos superiores, viagens ao exterior e aventuras. Por ser um espírito livre, há a necessidade de prezar pela sua liberdade a qualquer custo e isso inclui a fuga de suas próprias responsabilidades para não se ver obrigado a conviver com as exigências da vida em sociedade. O Nodo Norte aponta que a evolução se dá ao aprender a viver mais o dia-a-dia, convivendo mais com as pessoas e situações do seu meio mais próximo, irmãos, parentes e vizinhos, que podem ajudar a encontrar as respostas aos seus problemas. Deve buscar aperfeiçoar-se na arte da comunicação de modo que possa compartilhar com seu meio toda a sua sabedoria acerca do Universo adquirida ao longo de vidas passadas.

 

NODO SUL NA CASA 10 OU EM CAPRICÓRNIO / NODO NORTE NA CASA 4 OU EM CÂNCER


O Nodo Sul mostra uma vida passada buscando autoridade e poder, além do reconhecimento social por parte dos outros. Tem o hábito de viver do passado, fazendo com que o presente seja muito mais pesado do que precisa ser. Este indivíduo foi muito autocrítico e severo consigo mesmo e muito resistente a qualquer tipo de conselhos, construindo uma verdadeira muralha para se manter isolado e esconder suas vulnerabilidades. Pode ter sido muito oportunista e, em vidas passadas, embora tenha experienciado realização profissional, pode ter tido pouca consideração pelos outros.  Pode haver ainda fortes laços cármicos familiares. As experiências associadas ao Nodo Norte revelam que o caminho da evolução deve se dar através da construção de uma base emocional sólida. Mais do que o êxito social, seu aprendizado é cultivar os afetos em relação ao lar e à família para que os seus sentimentos possam finalmente fluir e expressar-se livremente. Deve se relacionar mais honestamente com suas emoções, aprendendo a pedir desculpas quando está errado e a não levar vantagens sobre os outros quando está certo. Suas maiores conquistas virão quando aprender a nutrir aqueles que estão a sua volta, já que em vidas passadas se beneficiou muito de receber e agora está aqui para dar.

 

NODO SUL NA CASA 11 OU EM AQUÁRIO / NODO NORTE NA CASA 5 OU EM LEÃO

 

O Nodo Sul mostra uma vida muito projetada em amigos, grupos, associações, na esperança de realizar certos desejos e aspirações. O Nodo Norte revela que o caminho da evolução é aprender que o alcance da sua realização se dá através do seu encontro como ser individual, desenvolvendo sua auto expressão, seu poder criativo e sua verdadeira força dentro de si mesmo. Faz parte dessa vida vivenciar sentimentos nas relações afetivas e integrar-se com outros. O desafio é conseguir sair do encantamento de seus sonhos e esperanças, já que tende a manter seus pensamentos no futuro esquecendo muitas vezes de viver o presente. Deve explorar seu potencial criativo, deixando de lado suas atitudes de indiferença e despreocupação. Este indivíduo tem a capacidade realizar mudanças revolucionárias naquilo que antes foi tradição; e encontra sua felicidade quando identifica os princípios pelos quais deve dedicar sua vida.

 

NODO SUL NA CASA 12 OU EM PEIXES / NORTE NORTE NA CASA 6 OU EM VIRGEM


O Nodo Sul mostra uma vida passada em isolamento, contemplação, sofrimento e necessidade de recolhimento. O indivíduo pode ter sofrido muito tomando para si as dores alheias e tendo extrema dificuldade em dizer não. Pode ter vivido uma vida repleta de sonhos e imaginação, porém com pouca praticidade. O Nodo Norte indica que é preciso trabalhar para construir sua confiança e aprender a definir de forma clara suas metas e objetivos desenvolvendo senso de responsabilidade. Só assim poderá ajudar o próximo, aprendendo a organizar-se, a criar métodos de trabalho que ajudem no seu auto-aperfeiçoamento e para o crescimento dos outros. Deve aprender a discriminar o que realmente é merecedor de sua simpatia e o que é fantasia, sabendo dizer não quando necessário. Como lição, deve desenvolver fortemente sua disciplina pessoal esforçando-se por seu aprimoramento e purificação pessoal. Nesta vida, não deve deixar passar os detalhes, pois é justamente a sua falta de atenção que faz com que este indivíduo perca o foco do que está procurando, o que faz com que tenha grande dificuldade de realizações no mundo material e objetivo.

Esperamos que este artigo tenha ajudado vocês a compreenderem melhor um pouco sobre suas vidas. Conta para a gente através dos comentários onde estão posicionados os seus Nodos Lunares e se você se identificou com o que leu aqui. Você já tinha lido algo a respeito sobre este assunto ou essas informações são novas para você?

 

Ah e se você ainda não nos segue nas redes sociais, corre e começa a acompanhar a gente por lá. Sempre estamos postando previsões astrológicas, dicas de autoconhecimento e conteúdo inspiracional através do nosso Instagram, Facebook e canal do YouTube.  Aguardamos você lá!

 

Até o próximo post!

 

Namastê,

 

Marcos

 

---

Referências:

SCHULMAN, Martin. Astrologia Cármica I: os nódulos lunares. São Paulo: Agora, 1987.

LUCIA. Astrologia na era de aquário: Nodos Lunares. Disponível em:< http://astrologiaeradeaquario.blogspot.com/2010/12/nodos-lunares.html>. Acesso em 15/10/17.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque